domingo, 20 de novembro de 2011

Overdose de Arte

Após minha lastimável ida ao cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no último sábado, tive o prazer de me deparar com o II Manifesta! Festival de Artes.

Nunca vi tanta manifestação artística em um só lugar. Havia diversos shows acontecendo simultaneamente, exposições modernas, apresentações de Hip Hop, artistas plásticos criando na própria calçada... O público ficava atônito. O que degustar primeiro? Onde ficar diante dessa diversificada abordagem cultural tão macro?

Me propus a ver um pouco de tudo. Para colorir ainda mais o evento, acontecia no mesmo lugar uma mostra de Orquídeas.

Antes de ir embora, três momentos ficaram gravados como referência eterna: As apresentações na área lounge, onde as moças cantavam e dançavam com saiões e vestidos coloridos. Cantavam sobre a alegria de ser crioulo.

Outro momento forte foi com os artistas plásticos: Os trabalhos com canetinhas e colagem foram muito impressionantes e envolventes. Diria até acolhedores.

Pra finalizar, na Praça verde, ao lado do palco maior havia um palanque para o público protestar e tive o prazer de ver jovens conscientes que falavam sobre a construção da Usina de Belo Monte e o impacto ambiental - e social - que a construção da mesma traz ao mundo.

Profissionalmente cresci ao ver como o espaço do Dragão do Mar foi tão bem aproveitado. Como ser humano cresci vendo parte da construção dessa nova geração - que é serelepe como todas as outras, mas que não perdeu a força e a compaixão pela sua própria cultura e pelo próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário