sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Merry Christmas!

O Natal já chegou, na verdade, acho que ele nunca vai embora. Para quem trabalha com publicidade,sabe que este grande negócio começa a ser planjeado mais de um ano antes. Depois o inocente público se admira ao ver as árvores de natal nos shoppings.


O Natal é comercial. Minto. Na verdade, ele como conhecemos (com Papai Noel vermelho, em dezembro, com os presentes) surgiu com intenções extremamente comerciais. E deu certo. A maior parte das empresas investem nisto e os lucros são comprovados. Mas o que não percebemos é que graças a estes tão odiados mercenários, o natal se perpetuou e está mais forte cada ano. Os criadores do natal vermelho e verde sabem que não é só de promoções que esta festa continua, mas de emoções.

Emoções natalinas. Promovidas por quem? Pelas famílias que estão brigando na Ceia pelo maior pedaço do Peru ou pelo mercenários que querem vender mais no fim do ano?

A John Lewis, uma fantástica loja de Londres é mamãe de uma série comerciais que mexem com esta sensibilidade. O deste ano é tido como um dos melhores, segundo a crítica.

Depois de ver este comercial, questione-se se a publicidade promove apenas o comércio ou também o bom e velho espírito natalino.

2 comentários:

  1. O pessoal da grana se aproveita dessas datas, mas,a realidade é que se nao fosse por tanta propaganda, ninguem se lembraria de comemorar Natal, dia das Maes, Pascoa... rsss eita mundao véi sem porteira!!!

    ResponderExcluir