domingo, 20 de novembro de 2011

O Amanhecer

Ontem fui conferir o badalado lançamento do fim de ano: o longa Amanhecer - a primeira parte do fim da Saga Crepúsculo (são dois filmes baseado no último livro que traz o mesmo nome do filme).

Vamos para as críticas: O ultimo filme da série até então, Eclipse, fora indicado a várias categorias do prêmio Framboesa de Ouro e em massa os críticos de cinema detonaram o romântico filme de vampiros.

Críticas à parte fui eu mesmo desafiar os produtores do filme a me surpreenderem. Sinceramente, foi um deprimente. E não porque não seja romântico. Para chegar a esta conclusão basta uma percepção simples de arte.

Falando de roteiro e atuação... Pensei seriamente em o que realmente estava fazendo dentro daquela sala de cinema com mais 12 pessoas.

No enredo, a personagem principal se mostra com cara de enjôo durante todo o filme, menos no momento em que faz sexo (a personagem perde sua virgindade com o vampiro, que no ato, quebra a cama e a deixa repleta de hematomas). Falar de enredo é algo natural, pois o filme começa em um casamento e logo na lua de mel Bella engravida de seu esposo. A criança é um pequeno monstrinho que leva todo o resto do filme trazendo mal estar para a jovem gestante - na verdade, a criança suga suas energias e cresce a ponto de quebrar alguns ossos da mãe - isso me lembra Jogos Mortais, Albergue, Orfanato...

O filme mostra o Rio de Janeiro. Duas ou três cenas apenas. Um Rio onde há carnaval (sério mesmo?), samba e beijos no meio da rua...

Não quero me estender, mas o filme só não é um fiasco total devido a trilha sonora, que é muito boa.
Aconselho você a ir ao cinema e tirar suas próprias conclusões. Se forem diferentes, te dou espaço pra compartilhar aqui.

É por esses motivos que eu prefiro o pôr-do-sol.

Um comentário:

  1. não o filme é muito bom, fui ão cinema no domingo e amei o que vir. todo ele foi especial o casamento a lua de mel, a volta pra casa a gravidez tudo.tudo foi um sonho pena que estar perto de acabar!pois a segunda e ultima parte do filme eu ja sei de cor mais mesmo assim vou ficar ancioza pra assistir .amei e quero ver novamente alias todo o longa eu amo e não me canso de ver. então você já pode mudar de ideia se quiser....

    ResponderExcluir